Mateus de Castro

Conheçam mais um talento do Brasil, o ilustrador Mateus de Castro que vai do real ao surreal com muita destreza e com paletas de cores muito bem escolhidas.

Comecei a desenhar quando criança, aos 6 anos, sob influencia do meu tio Luciano Marques, que é desenhista mas nunca se interessou em exercer suas habilidades profissionalmente. Logo me formando em Desenho Industrial, fui para São Paulo em busca de um mercado mais profissional e que valorizasse a ilustração, área que sempre sonhei em trabalhar.

Meu processo de criação e softwares utilizados são bem variados. Gosto de iniciar meu esboço direto no papel ou no ipad, onde tenho uma liberdade maior de ‘errar’ e utilizar esses erros de uma forma construtiva. Quase 100% das ilustrações são finalizadas com a mescla do Illustrator e do Photoshop.

Tenho como inspiração o cotidiano no qual estou inserido. Acredito que um olhar diferenciado pode absorver inspiração em qualquer situação do dia-dia, desde um passeio noturno, um filme, um grafite de rua. Cada cultura tem seus detalhes e suas peculiaridades enriquecedoras.

Aspiro abrir meu próprio estúdio de ilustração, aprender a enxergar cada vez mais os detalhes que a vida nos mostra e transpor através de traços únicos a minha percepção.  – Com certeza o reconhecimento que a Computer Arts me deu é uma parte desse sonho.

A Velha  "Nem tão amargo quanto o mate O olhar perdido e silencioso de um povo gaúcho saudosista.. Recordações dos ensinamentos que nos fez acreditar..  Das lutas que nos fez sangrar..   Dos pampas que nos fez calejar..  Dos desafios que ora fomos vitoriosos, ora nos fez amargar..  Das lembranças do chimarrão que, de mão em mão, fortaleceu o laço entre pessoas que nunca partiram de nossos corações..   De todas aquelas lembranças que cada alma senti, sofri..  Das lembranças que nos alegram, se mantendo firmes, nunca nos abandonando, como um cusco a acompanhar seu dono num trote velho e companheiro.."

A Velha
“Nem tão amargo quanto o mate
O olhar perdido e silencioso de um povo gaúcho saudosista..
Recordações dos ensinamentos que nos fez acreditar..
Das lutas que nos fez sangrar..
Dos pampas que nos fez calejar..
Dos desafios que ora fomos vitoriosos, ora nos fez amargar..
Das lembranças do chimarrão que, de mão em mão, fortaleceu o laço entre pessoas que nunca partiram de nossos corações..
De todas aquelas lembranças que cada alma senti, sofri..
Das lembranças que nos alegram, se mantendo firmes, nunca nos abandonando, como um cusco a acompanhar seu dono num trote velho e companheiro..”

Bagual Véio "Ilustração inspirada no tradicionalismo do Rio Grande do Sul. Trabalho cultivando o chimarrão gaudério aliado a figura do gaúcho no sul do país."

Bagual Véio
“Ilustração inspirada no tradicionalismo do Rio Grande do Sul. Trabalho cultivando o chimarrão gaudério aliado a figura do gaúcho no sul do país.”

Caveira Dancing "Ilustração em homenagem ao mês de Halloween. Caveira dançante ilustrada em 3 tons de cores. "

Caveira Dancing
“Ilustração em homenagem ao mês de Halloween. Caveira dançante ilustrada em 3 tons de cores. “

Dog Bulldog "Ilustração que tem como tema as raças de cachorros nas suas mais diversas possibilidades abstratas. A raça aqui tratada é o Bulldog Francês."

Dog Bulldog
“Ilustração que tem como tema as raças de cachorros nas suas mais diversas possibilidades abstratas. A raça aqui tratada é o Bulldog Francês.”

Iron Man Riscado "Ilustrações com traço expressivo que retrata o personagem do filme Iron Man."

Iron Man Riscado
“Ilustrações com traço expressivo que retrata o personagem do filme Iron Man.”

Miranda Diabo Veste Prada "Ilustração abstrata inspirada no filme 'Diabo Veste Prada', onde a Miranda é retratada de uma forma desconstrutiva."

Miranda Diabo Veste Prada
“Ilustração abstrata inspirada no filme ‘Diabo Veste Prada’, onde a Miranda é retratada de uma forma desconstrutiva.”

Noturno "Quando a noite metropolitana e suas milhões de possibilidades servem de inspiração."

Noturno
“Quando a noite metropolitana e suas milhões de possibilidades servem de inspiração.”

O Bugre "Experimento visual utilizando cromática forte. Formatos e texturas inusitadas foram aplicadas a fim de proporcionar um maior interesse visual."

O Bugre
“Experimento visual utilizando cromática forte. Formatos e texturas inusitadas foram aplicadas a fim de proporcionar um maior interesse visual.”

Pinup Santa Tattoo "Ilustração realizada para um amigo Robson Santos, estúdio de tatuagem de Santa Maria, Santa Tattoo."

Pinup Santa Tattoo
“Ilustração realizada para um amigo Robson Santos, estúdio de tatuagem de Santa Maria, Santa Tattoo.”

Skateando "Ilustração abstrata de um skatista muito louco."

Skateando
“Ilustração abstrata de um skatista muito louco.”

Tombão "Quando as coisas nem sempre vão como esperamos."

Tombão
“Quando as coisas nem sempre vão como esperamos.”

Dia de Los Muertos Este trabalho tem como inspiração um pedido de minha namorada que admira os grafismos mexicanos. Após isso, tentei, de maneira descontraída e atípica, aliar a paixão pela música com a caveira mexicana do "Dia de Los Muertos".

Dia de Los Muertos
Este trabalho tem como inspiração um pedido de minha namorada que admira os grafismos mexicanos. Após isso, tentei, de maneira descontraída e atípica, aliar a paixão pela música com a caveira mexicana do “Dia de Los Muertos”.

www.mateusdecastro.com.br