Satellite Reign, o filho bastardo da franquia Syndicate mar17

Tags

Related Posts

Share This

Satellite Reign, o filho bastardo da franquia Syndicate

Syndicate e Syndicate Wars foram jogos de estratégia produzidos em 1993 e 1996 respectivamente pela extinta empresa Bullfrog (pioneira em diversos estilos de jogos entre eles táticos de tiros e combates). A história de ambos se passava em mais de 100 anos no futuro e contava com um estilo futurista cyberpunk que impressionava pelos gráficos e detalhes na época.

Syndicate

Syndicate

Os jogos contavam com uma perspectiva isométrica onde você comandava quatro agentes cibernéticos em diversos tipos de missões, desde assassinar diversos tipos de executivos de organizações rivais a persuadir com seu equipamento “Persuadetron” cientistas, agentes rivais e assim por diante.

O interessante é que você podia comandar agente por agente para monstar um tipo específico de estratégia em combate. Como atacar com dois agentes como isca enquanto outros dois invadem um local para cumprir a missão (não que isso fosse a coisa mais fácil do mundo de se fazer).

Dessa forma a dinamica das missões as vezes era menos agressiva e mais estratégica.

Syndicate Wars

Syndicate Wars

O fim da série

Com o fim da Bullfrog com a EA comprando parte da empresa, Syndicate teve apenas a versão Syndicate Wars de 1996 como sua última. Em “Wars” você trava uma grande batalha entre a Eurocorp e a Igreja da Nova Era, sendo que você pode escolher entre um lado ou outro para estar. O jogo foi um grande sucesso e está entre os meus top 10 de games favoritos. É possível até hoje comprar o jogo no site da GOG (good old games) em:  http://www.gog.com/game/syndicate_wars

 

 

Versão de 2012 e o retorno do  filho pródigo

Para decepção dos fãs da série de estratégia, em 2012 foi lançado Syndicate um jogo da Starbreeze Studios e a EA, com os direitos da série. Só que o jogo é de tiro em primeira pessoa e trazia todo o universo da série nesse formato.

Enfim, fiquei decepcionado MESMO. Perdeu a aura total do game. Mas Mike Diskett, diretor da Bullfrog de 1993 a 1997 e mais alguns talentosos veteranos na produção de games criaram a  5 Live Studios e entraram em uma startup com um projeto em 2013 chamado Satellite Reign, um jogo que seria nos moldes de Syndicate, porém atualizado. Entraram pedindo £350.000 o equivalente a R$ 1.680.000, porém o projeto foi tão bem aceito que apenas 1 mês depois o projeto já havia recebido £ 461.333, o equivalente a R$ 2.218.660.

Satellite Reign é um jogo de estratégia em tempo real aonde você conta com quatro agentes, como na franquia Syndicate. Porém agora cada agente tem habilidades distintas e únicas, como o sniper e a hacker, por exemplo. O mais empolgante é que você pode tanto usar de estratégia, agora de maneira mais abrangente do que em Syndicate, como a força bruta para destruir tudo, fica por sua conta e risco. O jogo está na fase de pré venda( é possível comprar pelo Steam), e ainda está em desenvolvimento, mas é possível comprá-lo e ajudar os desenvolvedores com bugs e dicas para melhorar. Veja o trailer:

 

Impressoes do jogo

Bom, realmente ele está muito cheio de bugs ainda, em desenvolvimento mesmo, mas os gráficos isométricos estão impressionantes e a cidade é imensa, gigante e cheia de detalhes. Os conceitos do game são lindos, e as missões bastante estratégicas, como uma das primeiras que você precisa libertar um dos integrantes da sua gang invadindo um posto protegido por policiais. Em alguns lugares é necessário ter uma experiência maior, como a Hacker ser nível 2 para invadir alguns terminais.

satellite-reign

Blade Runner na veia

 

Uma espécie de infra-vermelho também está disponível apertando a tecla Y do teclado. Com ela você pode ver as ligações elétricas e terminais que você tem que acessar simultaneamente para abrir uma porta, por exemplo. O sistema de pesquisa de armamentos também está presente nessa versão, e você precisa de muito, mas muito dinheiro para botar os caras para trabalhar.

satellite-reign-interface

Interface que lembra demais a franquia Syndicate

Como em seus anteriores, você pode selecionar os agentes independemente e fazê-los trabalhar. Existem muitas cores e o gráfico é simplesmente bem feito demais. Infelizmente o jogo ainda trava um pouco e as fases ainda  não estão completas, mas para um projeto que inicialmente foi feito “na unha” podemos dizer que é muitissimo bom e vale a pena ajudar e apoiar iniciativas assim, até porque adoro jogos desse estilo, não caindo na tendência dos últimos anos de jogos apenas em primeira pessoa. A linguagem dos videogames que foi desenvolvida ao longo da história é muito mais abrangente do que isso, então, sinceramente, por que nos limitarmos?